Se você se esforçar, vai conseguir tudo o que quiser. Será?
- Amanda Claudino
- 22 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jul.

Sobre o que é este post:
O reconhecimento das nossas possibilidades para ampliação da autorresponsabilidade.
Já teve a impressão de que nenhum dos seus esforços para mudanças funcionam e que o mundo está te sabotando?
Talvez a mundo realmente esteja te sabotando e eu vou te explicar.
Nós, seres humanos, vivemos em grupos, dentro de comunidades. Por isso, somos constantemente afetados pelas pessoas ao nosso redor, pelas regras sociais, leis, cultura, lugar que vivemos e até o momento histórico.
Então, quando tentamos mudar algo em nossas vidas, nossa ação isolada nem sempre será suficiente. Um exemplo: quero deixar de comer doce, mas as pessoas da minha casa continuam comprando doce e deixando disponível no armário, os amigos continuam festejando seus aniversários com bolo e brigadeiro, e parece que em todo lugar as pessoas oferecem doce como lembrancinha.
Este exemplo é apenas um entre tantos que eu poderia trazer sobre situações em que o mundo não ajuda em nada nossos processos de mudança. Saber disto é um passo muito importante para que a gente não se sinta culpada ou frustrada por não alcançar nossos objetivos na velocidade em que planejamos.
É preciso entender que o livre arbítrio, ou liberdade para decidir o que queremos de nossas vidas não é tão livre assim. Ele depende também da ação de terceiros. Logo, nada depende só de você.
Estando ciente disso, somos capazes de tomar algumas atitudes para reduzir os impactos ou ainda se livrar dos efeitos que as outras pessoas têm sobre suas escolhas.
Voltando ao exemplo em que a pessoa quer parar de consumir doces, ela poderia informar a todos que está fazendo esta restrição e pedir que as pessoas evitem trazer doces para casa, ou ainda que os amigos experimentem outras formas de comemorar o aniversário (indo a uma pizzaria, um piquenique no parque, etc).
O ajustamento precisa acontecer considerando as pessoas ao redor e o que tem disponível para nossa cultura, condição financeira, tempo disponível, etc. Sempre dentro do limite daquilo que podemos controlar ou influenciar, fazendo o melhor que podemos, com as ferramentas que temos.
É conhecendo bem a força que o mundo tem sobre você que você vai conseguir se ajustar de maneira consciente e saudável!
Contribuição de Amanda Claudino para este espaço.
Texto maravilhoso!!