top of page

Como agem as pessoas resilientes?

  • Foto do escritor: Jonatas Oliveira
    Jonatas Oliveira
  • 28 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de jul.


Resiliência

Sobre o que é este post:

A importância de desenvolver a autoconfiança 


O que é resiliência?


Resiliência é uma resposta psicológica que nos ajuda a enfrentar as adversidades da vida e a seguir em frente, mesmo diante de grandes desafios. É a capacidade de se adaptar sem perder de vista o que realmente importa.


Resiliência realista


Diante de situações estressantes, pessoas resilientes buscam ampliar o olhar. Se a mente insiste em dizer que algo não é possível, elas evitam se fixar na impossibilidade e direcionam o pensamento para aquilo que está ao seu alcance. Não negam as dificuldades, mas escolhem onde focar sua energia.


Resiliência e ação


A resiliência é a força que impulsiona a sair da zona de comodidade e dar o próximo passo, mesmo quando há medo. pessoas resilientes seguem com coragem, conscientes de que a ação é o caminho para a transformação.


Resiliência e bem-estar


Pessoas resilientes conhecem seus valores e agem alinhadas a eles. Isso permite suprir suas necessidades de forma mais assertiva, evitando o estresse que nasce da frustração e da autossabotagem. Dessa forma a resiliência pode reduzir o estresse.


Resiliência e organização


Pessoas resilientes compreendem a importância de manter uma certa ordem ao redor para preservar o equilíbrio interno. E, quando o caos externo é inevitável, elas recorrem à organização interna (um sistema de prioridades, autoconsciência e foco) para não sucumbirem à pressão.


Resiliência e esperança


Em momentos de crise muitas pessoas descobrem o poder da resiliência, encontram formas de lidar com a dor e o sofrimento e extrair lições das situações mais desafiadoras. Encontram um sentido para prosseguir, apesar dos problemas.


Psicoterapia e Resiliência


Quando a resiliência parece distante, a psicoterapia atua como um espaço seguro para explorar emoções, reconhecer recursos internos, fortalecer a autoestima e desenvolver estratégias eficazes para enfrentar os desafios da vida.


Você pode não ser forte o tempo todo e ainda assim florescer depois do caos.

Cuide-se!



Contribuição de Jonatas Oliveira para este espaço.


Comments


bottom of page