top of page

Pare, reflita e se organize.

  • Foto do escritor: Jéssyca Martins
    Jéssyca Martins
  • 28 de abr.
  • 2 min de leitura

Autocuidado

Sobre o que é este post:

Como imprevistos podem nos ensinar a lidar melhor com nossas emoções, sermos mais flexíveis e cultivarmos uma organização consciente.


Em meio à correria do dia a dia, muitas vezes somos surpreendidos por situações que fogem do nosso controle e que exigem de nós uma resposta rápida e emocionalmente madura. Nem sempre é fácil lidar com imprevistos, principalmente quando eles interferem diretamente na nossa rotina tão cuidadosamente planejada.


Hoje, quero compartilhar com vocês uma experiência recente que me trouxe importantes reflexões sobre acolhimento das emoções, flexibilidade e a importância de mantermos uma organização consciente na nossa vida.


Essa semana, meu único meio de locomoção precisou ficar na oficina por quase três dias. Dentro da minha rotina e organização, essa parada não era prevista e, infelizmente, estava fora do meu controle. Num primeiro momento, senti e acolhi a minha raiva. Depois, percebi que precisaria flexibilizar e reorganizar a minha rotina dentro desses três dias.


Por que estou compartilhando esse episódio com vocês? Vamos refletir juntos:

  • Precisamos acolher nossas emoções;

  • Precisamos ser flexíveis;

  • Precisamos de organização e planejamento.


Nós, seres humanos, sentimos todas as emoções — e não há como fugir disso. Muitas vezes, gostaríamos de experimentar apenas alegria e felicidade, mas quem é feliz 24 horas por dia, todos os dias? Isso não existe, e precisamos compreender essa realidade. É fundamental parar, acolher, sentir e encontrar formas mais saudáveis de expressar o que estamos vivendo internamente.


E você, como tem expressado suas emoções?


Outro ponto importante é a flexibilidade. A vida exige que sejamos flexíveis. Quando, por diversos motivos (como a presença de sintomas de transtornos mentais não diagnosticados ou não tratados) não conseguimos nos adaptar, corremos o risco de adoecer, seja de maneira lenta ou rápida, e, às vezes, de forma grave.


Já passou por uma situação em que precisou mudar a rota?

Manter um padrão excessivamente rígido pode ser extremamente prejudicial.

Reflita: você tem vivido com rigidez?


Além disso, para vivermos de maneira mais equilibrada, organização e planejamento são fundamentais. Ontem mesmo conversava com uma amiga sobre isso. Há pouco tempo, eu listava inúmeras metas em meu checklist, e não conseguir atender a todas elas gerava raiva, frustração e desgaste. Então, repensei: e se eu organizasse somente aquilo que é realmente possível realizar, intercalando com momentos de autocuidado?


Muitas pessoas que atendo nunca tinham experimentado planejar suas semanas no papel — e esse simples exercício torna mais consciente o quanto estamos trabalhando e o quanto estamos, ou não, cuidando de nós mesmos. Não é de hoje que se fala sobre isso, e há diversos estudos comprovando: quem só trabalha, inevitavelmente adoece.


Espero que esse texto possa te ajudar de alguma forma.

Vamos buscar viver uma vida mais saudável?

Estou disponível para qualquer dúvida que você tenha!


Sobre a autora:




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page