top of page

É errado copiar a ideia do outro?

  • Foto do escritor: Amanda Claudino
    Amanda Claudino
  • 27 de jul.
  • 3 min de leitura
Solução criativa

Sobre o que é este post:

A criatividade para soluções e a necessidade de autenticidade.


Em muitas situações de nossa vida percebemos a necessidade de tomar decisões, mas nem sempre conseguimos por estamos cansados, sem criatividade, etc. Às vezes até temos uma boa ideia do que fazer, mas se algum amigo aparece com uma ideia melhor, isso nos faz repensar a decisão que tomamos.


Já passaram por algo parecido?


Se passaram, isso não quer dizer que você é preguiçoso, que não sabe tomar decisões ou que valoriza mais as ideias dos outros. A resposta para este fenômeno não é simples e trago algumas reflexões sobre este tipo de situação.


Solução criativa

Não sei o que fazer?


Não saber o que fazer não te faz uma pessoa incapaz. A habilidade de resolução de problemas se desenvolve a partir de experiências pessoais, da observação da experiência de outros, de instruções recebidas de alguém ou ainda por instruções que você buscou em algum lugar. Se você não sabe como resolver um problema, isso quer dizer apenas que você precisa desenvolver uma habilidade nova. Simples assim.


Você pode até pensar: "Ah, mas só tenho que aprender porque não sei!"


Ok, mas não sabe porque ainda não precisou. Imagina que inútil desenvolver milhares de habilidades para uma possível utilização uma vez na vida sabe-se lá quando? Nosso cérebro é prático e econômico, ele jamais vai te deixar fazer isso! Então, trate de ser bonzinho consigo mesmo.


Solução criativa

Mudar de ideia!


Saber o que fazer e mudar de ideia não te faz uma pessoa sem personalidade. Isso só fala da sua capacidade de reavaliar as opções disponíveis. Quando um amigo chega com sua estratégia, tal estratégia se torna mais uma opção para resolução de problemas para você. Contar com mais opções vai te fazer repensar e isso é natural. Se a ideia do outro for mais vantajosa, não existe regra alguma no mundo que te impeça de fazer igual.


Mudar de ideia não te faz uma pessoa sem personalidade.


Copiar o outro não te faz menor. Deixar sua própria ideia pra seguir a do outro não tira o seu valor, desde que você faça isso de forma consciente e ponderada. Desde que te ajude a suprir a sua necessidade ou resolver seu problema. Não há uma regra no mundo que diga quantas vezes a mesma ideia pode ser usada. Imagina se em mundo com 8 bilhões de pessoas só fosse possível usar uma ideia um única vez? Parece sensato para você?


Às vezes até que sua ideia era boa, mas você não tem os equipamentos, o conhecimento, as habilidades ou o dinheiro necessário para colocar a ideia em prática. Se a ideia do outro se mostra mais simples e mais fácil de executar, a escolha mais inteligente é seguir como o coleguinha. A praticidade é um elemento muito importante no processo de resolução de problemas.


Estou sempre copiando... e agora?


Se for o caso de você se perceber preso em um dos extremos de sempre copiar o outro ou de não fazer nunca igual aos outros, peço que pense um pouco sobre isso. Replicar fórmulas que estão corretas é bem seguro, mas vai te deixar dependente de que outros pensem por você, pois seu cérebro vai se acostumar a esperar a solução vir de fora.


Gosto de ser original sempre!


Do contrário, se você sempre quer ser original, isso vai te deixar uma pessoa super criativa, mas pode ser bem cansativo e pode te fazer demorar muito para elaborar algo novo quando já existem soluções prontas para o que você precisa.


Solução criativa

Cada situação exige uma postura!


O segredo está no equilíbrio. Quando houver tempo e energia, é importante estimular seu cérebro a buscar novas formas de resolver problemas, mas em situações emergenciais, replicar algo conhecido pode ser suficiente para o momento. Depois, com calma, você pode pesquisar na internet, conversar com pessoas mais experientes e elaborar melhor uma solução.


A questão é que, sabendo disso, você vai ficar mais relaxado e tranquilo para usar essas estratégias quando precisar, sem se cobrar por inovação e criatividade em uma emergência ou sem ficar prolongando algo esperando pelos outros.


Agora respondendo de forma mais objetiva a pergunta do título: não! Não é errado copiar a forma como os outros resolvem seus problemas, desde que você tenha certeza de que aquela forma é a melhor opção para aquela situação.

Contribuição de Amanda Claudino para este espaço.


留言


bottom of page