top of page
  • Foto do escritor: Jonatas Oliveira
    Jonatas Oliveira
  • 23 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de jul.


Botões com imagens de separação de casal

Sobre o que é este post:

Fim dos relacionamentos, separação, divórcio e luto por separação.


Com a separação pode vir a sensação de abandono e desestruturação, especialmente se a relação foi longa.

Um manejo para evitar que a sensação de perda ganhe maior proporção é recorrer a amigos e familiares em busca de apoio durante o luto da separação.


O luto da separação é doloroso, tem momentos de intensas emoções e acontece de maneira muito particular para cada pessoa.

Com a ruptura pode surgir um sentimento de perda de controle. Porém, é possível trabalhar isso com a finalidade de recuperar e fortalecer a autorresponsabilidade. Retomando as atividades habituais, reconhecendo os recursos individuais, a capacidade de resiliência e de sentir-se útil e importante. Isto é, para além da relação para a qual se voltavam as expectativas de sucesso e bem-estar.


É importante que se dê tempo para elaborar o rompimento desse vínculo. A ajuda profissional é recomendada por se tratar de um momento de muitas e fortes emoções e reações.


A culpa pelo divórcio/separação/término também pode maltratar a pessoa que vive crenças de desvalor. Reconhecer os erros é importante, mas é diferente de assumir que você é o “motivo” da relação ter chegado ao fim.

É preciso ter cuidado com o sentimento de culpa, pois não há um único responsável por um relacionamento ter dado certo ou não. Se você deu o melhor de si e, ainda assim, a relação não durou, é hora de seguir em frente, valorizando tudo o que você viveu e tentando não alimentar as mágoas e o rancor.

Aceitar a si mesmo e não se punir por algo que não dependia exclusivamente de você ajudará a aliviar alguns fardos.


A capacidade de se adaptar, de lidar com situações estressantes, de buscar soluções criativas e enfrentar frustrações ajuda muito nesse processo. No entanto, a resiliência não é tão fácil para todos e às vezes é preciso um processo de autoconhecimento para conseguir encontrá-la.


O importante é compreender que, apesar de não estar mais com alguém em um relacionamento, você não está só. Pois a vida precisa continuar com todas as outras partes dela.


Busque ajuda, se precisar.

Cuide-se.


Contribuição de Jonatas Oliveira para este espaço.

Comentários


bottom of page